sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Consciência?


Nunca fui muito a favor de "celebrações" como a do dia de hoje, com o portentoso nome de "Dia da Consciência Negra". Explico: não creio que em tais datas realmente haja a reflexão necessária a respeito do problema apresentado. Ninguém nega que durante séculos os afro-descendentes sofreram e ainda sofrem muito preconceito, seja por ordem racial, econômica, social, etc etc, no entanto, criar cotas, por exemplo, nada mais é que tapar o sol com a peneira. Se um negro hoje não tem as mesmas condições de adentrar uma universidade, qual chance teria o índio, o branco pobre ou qualquer outro excluído social? O problema básico não é resolvido e criar cotas para isso ou aquilo nada mais causa do que maior distanciamento entre seres humanos.
O que deveria importar, na verdade, é a valorização e a criação de oportunidades iguais do ser humano, independente de sua cor, credo ou opção sexual e isso sim deveria ser a discussão e reflexão em tais datas.
Muito me assusta ouvir qualquer representante de causas, seja negra, indígena, GLST, etc., pois muitos deles, representantes de minorias, tem discursos extremamente preconceituosos, às vezes, até mais dos que eles acusam serem vítimas...
Enfim, um viva às diferenças e que dias como o de hoje sirvam para as pessoas abraçarem causas para igualdade e não de superioridade.

" O racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. Uma agressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças e para se empenhar no diálogo" - Mário Soares (ex presidente de Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário